domingo, 6 de junho de 2010

Cinema de Animação

Esta postagem tem um grande objectivo e um pequeno lamento.
O objectivo é dar a conhecer o trabalho feito pela minha turma do 10º Ano.
Eu explico:
Partindo de um projecto e de um protocolo (posso contar essa história, outro dia), os meus alunos fizeram, com a ajuda do Professor Paulo Dalva (um prazer trabalhar com ele) e comigo um filme de animação.
Sim, é verdade, em Pinhel, que eu saiba fez-se pela primeira vez animação.....
E esse filme foi apresentado em Pinhel, no Cine Teatro, em estreia mundial, eheheeh, dia 4 de Junho.
E imaginam vocês, que estava cheio, que não havia lugar para tanta gente, certo? Errado.
Começa aqui o lamento....
Uma vergonha.
Não sei que sentimentos, movem as pessoas nesta terra. Não me refiro às pessoas de fora da escola. Essas não deveriam saber. Refiro-me à comunidade escolar.
Refiro-me à Escola Secundária.
O facto é que estava nem metade da casa.... e Professores estavam..... adivinhem..... 8.... exacto, oito Professores. 5 da Escola Secundária.... Bolas...
E da turma dos alunos?, quantos Professores estavam?.... exacto, 1, Eu.
De Figueira estiveram 2 Professores. O Projecto teve uma parte em Figueira e eles vieram... estiveram com os alunos. Dia 11 é a apresentação do filme em Figueira e vão ver. Aposto que tá cheio de alunos e Professores. Com gente da autarquia, que aqui faltou.
Eu vou a Figueira, mas vou ficar envergonhado.... aposto.
Não preciso que alegem que a informação foi dada tarde. Sei que é verdade. Mas também sei que com boa vontade, poderiam estar mais alguns. Sei que era sexta feira.... ir para casa é sempre uma boa opção. Mas o João ficou cá e levou os seus alunos (Obrigadão João).
A informação chegou igualmente tarde à Escola Primária e estiveram lá tooooodos os alunos e Professores.... toooodoooooossss.... grande lição me deram. Obrigado por terem participado.
Quanto a quem não apareceu, espero que tenha sido pelos motivos certos, porque acho que a Escola, a cidade e os alunos não merecem.
Se fossem outros estaria a sala cheia?
Sou um empecilho para os meus alunos?
Ou melhor se calhar eu não mereço estar aqui.
Se calhar está na altura de ir andando.

Depois do desabafo, resta dizer, que os filmes apresentados, são fantásticos. E não o digo só eu (sou suspeito), mas quem lá esteve ficou maravilhado. Pelo menos foi o que transpareceu.
Obrigado por terem ido.

6 comentários:

Antonio Fonseca disse...

Gostei dos filmes de animação. Parabens Fernando e a toda a tua equipe que participou na apresentação.

Anónimo disse...

Professor a iniciativa foi muito importante, mas já se sabe nessa terra não se dá valor ao que se tem ou ao que tem para oferecer, pois para a maioria das pessoas, o que vem de fora tem mais valor, mas enfim.....
é importante é nunca desistir, porque para nos deitar abaixo, há muito quem o faça.
Depois queria dar uma vista de olhos nisso se possível, não deu para ir ver tenho imensa pena.
Abraço.

Tiago Santos

Anónimo disse...

Desconhecia o projecto, não estou na cidade e como tal não estive presente...lamento desde já.
O desalento deste post não me surpreende... de facto esta terra, que tantas qualidades poderia ver exaltadas, continua a ignorar a arte nas suas mais variadas formas...continua a preferir o fácil e por vezes o mais "pobre"...
É, sem dúvida, dificil para quem lidera este tipo de projectos lidar com algumas das preferencias da comunidade... Mas acredito que a qualidade, o trabalho e empenho serão reconhecidos... e faço votos que tudo corra muito bem em Figueira...
Que este pequeno episódio não o desalente, antes o motive.
Fora do lugar onde cresci, tenho muito orgulho em pessoas que, como o Professor, não se limitam a ensinar, não se limitam a receber um ordenado, porque a melhor forma de pagamento e o que mais motiva é o carinho dos alunos (não fossemos nós precisar de dinheiro para viver)
Dá gosto ver pessoas apaixonadas pelo trabalho que executam... Dá gosto ver pessoas com esta coragem, no melhor sentido!
Boa sorte! Muitos aplausos!!!

Catarina Lemos

Unknown disse...

De facto é lamentável haver tantos professores que há na escola secundária e ver apenas aqueles que se viram e apenas 1 da turma de 10º ano... as pessoas que deviam ouvir não estavam presentes... infelizmente, nesta escola, é tudo uma cambada de hipócritas. Mais uma vez viu-se que as turmas de Artes não tem a mesma importância que uma de Ciências! Tem tanta importância, no meu ponto de vista até mais!
Enfim...

Ana Sofia disse...

Porque há coisas que não mudam...
Quando se trata de cultura, o que se prefere é o que vem de fora e não o que sai de dentro, que era onde a comunidade devia depositar orgulho pelas coisas fantásticas que esse curso já fez, faz e vai fazer! O que interessa, é que quem trabalhou incluindo alunos e professores, nao são devidamente valorizados... Isso sim, é a maior vergonha que pode haver... Enfim, eu nao pude comparecer, agora é uma época complicada... Mas espero vir a ter oportunidade.

Cumprimentos,
Ana Duarte

elxiko disse...

Concordo plenamente com a mais valia da actividade, concordo com o ponto de vista de que as pessoas não dão valor ao que se faz por cá, concordo com o facto de o desinteresse ser grande, etc....

Mas, não aconteceu apenas desta vez mais, em cerca de 150 iniciativas que se desenvolvem por ano em Pinhel, é curioso que os factos se repetem e, pasme-se até as pessoas.... que se calhar são aquelas que até faltaram a esta iniciativa mas que normalmente estão presentes noutras...
Não é justo dizer que a gente da autarquia faltou assim como assim... faltou mas o apoio foi dado, ao menos refira-se isso, julgo que é importante não esconder ou tentar escamotear o apoio que esta autarquia dá à cultura... julgo, só e apenas.