terça-feira, 14 de outubro de 2008

ROUBO

O titulo deste post é forte.... mas como verão, mais que merecido.
Nesta terra é preciso chamar os "bois" pelos nomes....., e quando se tira alguma coisa a alguém, o nome é ROUBO.... certo?
Os milhares (até mesmo dezenas) de pessoas que frequentam este blog, repararam no contentamento e alegria do post anterior a este, "Douglas". O contentamento devia-se ao trabalho feito por um grupo de parvos que se sujeitam a tentar fazer alguma coisa "coltural", como dirão os intelectuais cá do sitio. E o contentamento estava no esforço de alunos, professores, do Douglas, e claro no trabalho desenvolvido.
Ora, o corolário deste trabalho foi uma exposição na Empresa Municipal.
Na cantina..... (sim, no sitio onde se come). Não vou explicar o porquê de ter sido na Cantina.

Agora é que vem a parte do ROUBO.
Hoje, dia em que tou a escrever isto, fomos com os alunos levantar os trabalhos.
Levámos 115 no dia da inauguração, trouxemos 110.
Viemos mais leves.
Quem não achou piada foram os donos dos trabalhos com pernas, porque parece que ninguém sabe onde estão os ditos cujos..... daí que eu deduza que tinham pernas.
Não vale a pena estar a atribuir culpas a ninguém, muito menos procurar responsáveis, por amor de Deus...... esta merda da coltura e da Arte só dá trabalho e incómodos.... vale mais pensarmos que tinham pernas.... fácil não é? Tá resolvido o problema.

Digam-me por favor como acham que ficaram os alunos quando viram que não tinham o trabalho? Quando viram que o trabalho tinha pernas....
Nem vou falar das horas, do esforço, do cansaço..... do prazer de fazer, do orgulho de mostrar...
Não, tudo isso é insignificante..... só serviu, para mostrar, inaugurar, aparecer e fazer de conta que a COLTURA em Pinhel é do caraças.


Só serviu para fazer de conta.
Mas no fazer de conta estava incluido a cara de tristeza dos meus alunos?
Sabem o preço disso? Os ladrões que provavelmente pensavam que aquelas esculturas, faziam parte do serviço de Self Service da Cantina..... eu entendo (tavam ali à mão), lembraram-se de que aquilo que levaram fazia parte de alguém? Sim fazia parte, (não me enganei).

Quem é o responsável? Sim a pergunta impõem-se.
QUEM É O RESPONSÁVEL?
Eu até desculpo os ladrões.... tinham bom gosto (levaram talvez as melhores peças).
Mas não desculpo os responsáveis.
Os responsáveis que deveriam ter evitado que isto acontecesse.
Quem são?..... essa é díficil...... muuuuuuuuuuuito dificil.


Umas notas finais:

Sábado, dia 4 de Outubro, ainda não tinham pernas.
Fico muito irritado (é uma maçada), quando não tratam com a dignidade que merecem, os MEUS alunos, EX alunos, ou alunos de Artes. Se calhar mereciam, pelo menos uma palavrinha,.....
Fico muito irritado com a facilidade com que se sacode a água do capote.... "Ó pá,.... é pena, e tal, deixa lá, paciência".
Na terra das pessoas com COLTURA a sério, assumem-se responsabilidades, os culpados têm nome e reparam-se injustiças.
Por favor, só peço que não venham dizer que vão fazer um inquérito..... tudo menos isso.
Aos ladrões, gostava de pedir (se não fosse dar muito trabalho), que tirassem uma foto aos trabalhos que roubaram e que me enviassem por mail, porque os alunos, estiveram a acabá-los até à última para lhes poder dar o prazer de as levar para casa e nem sequer têm uma foto do trabalho.
Nem foto nem trabalho
. Isto se não for muito incómodo, claro.




Este são dois dos trabalhos ROUBADOS, (as fotos não são dos alunos), portanto quando forem a casa de alguém e tenha alguma destas peças, orgulhosamente expostas, ou outras do mesmo material (betão celular) e da mesma cor, já sabem..... foi porque saiu no Happy Meal.

Francamente............. VIVA a Coltura em Pinhel

9 comentários:

Anónimo disse...

Realmente Stor o trabalho que os alunos, professores e o Gouglas fizeram pelos vistos nao foi de nenhum interesse para a cultura de Pinhel...Muita gentinha apareceu para apenas ficar bem na foto...Sim porque pelos vistos o trabalho e esforço nao valeu de nada...Quer dizer, para nós alunos de Artes, professores e o Douglas valeu muito, pois cada um de nós tem gosto por aquilo que faz... Fazem a ideia como os alunos se sentem depois de terem sido roubados???Sim porque nao se lhe pode chamar outra coisa a nao ser roubo...
Se fosse o carro de alguem importante a ser roubado, quer dizer ja' nem falo em ser roubado mas apenas riscado, ui já teriao dado participaçao a' policia, mas como foram umas esculturas que para muita gente nao valem nada, sim porque neste mundo só é bonito e importante quem é doutor ou algo do género...Nao se limitam a fazer rigorosamente nada...Apenas dizem: Ah deixem andar nós vamos tratar disso...
Por amor de Deus neste mundo infelizmente ainda ha bastante gente inrresponsável...
Gostaria muito que fizessem algo pois as peças têm bastante valor para os alunos...Foram muitas horas de trabalho esforço e cansaso...

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Stor e a Kathy... é mesmo preciso não ter vergonha nenhuma na cara para se BOUBAR Esculturas feitas por ALUNOS, PROF. e todas as pessoas que tiveram horas e horas de esforço e dedicação a elaborarem cada uma das suas peças...para depois uns grandes queridos usufruírem delas numa oferta qualquer lá do tal belo sitio onde foi realizada a exposião.....muito gostam das ofertas dos happy meal...ou se calhar as esculturas lá agarraram nas perninhas delas e foram dar uma volta!.. Esperemos é que voltem e bem depressa!! de preferencia inteiras se nao for muito incomudo...
Mas se nao calma "que querem que façamos?..nós vamos investigar, vamos tratar disso."
Devem achar que sao alguns investigadores criminais ou coisa parecida...


P.S.: Grandes queridos nao se esqueçam ou de devolver as peças a quem pertencem ou se nao escondam-nas muito bem... Os investigadores andam por ai!! uuh.

psycho killer disse...

A exposição foi na cantina?!

Se calhar as esculturas não foram roubadas, mas sim comidas!...já pensaram nisso?...

...francamente.
Só tenho 3 palavras a dizer:
"Pérolas a porcos".

Anónimo disse...

É muito triste e revoltante, saber que á pessoas tão hipócritas, nojentas capazes de ROUBAR, peças feitas pelos alunos e professores com tremenda dedicação e muito trabalho.
A pergunta imediata, é sobre a falta de segurança…Sim! Porque se havia peças expostas, penso que seria minimamente sensato haver vigilância não é?
!….Ahhh mas se calhar era uma exposição á vontade do freguês..

VÊ,
OLHA,
APRECIA,
SE GOSTAS LEVA…

Peff FRANCAMENTE!!!!

P.S.: Com os meus maiores comprimentos..Gostaria muito que o excelentíssimo senhor ladrão devolve-se as esculturas....

Anónimo disse...

Pois, a minha escultura devia mesmo ter pernas mas mesmo...o entao bebeu um redebol !!!
Eu tive bastante tempo para conseguir acabar a escultura e tar pronta as 9h da manha para ir para exposição, pois preferia nao a ter acabado para designarem o meu trabalho como uma "paciencia, é pena e deixa la ", ninguem deu valor ao que nos ALUNOS fizemos apenas os stores e o Douglas, os outros **** foi so para a foto e para o jantar mais nada....
AH EU AGREDECIA QUE ME MANDASSEM UMA FOTO DA MINHA ESCULTURA SE NAO FOR "UMA MAÇADA", POIS EU NAO TENHO NENHUMA FOTO DO MEU PRIMEIRO TRABALHO E QUE EU TINHA ORGOLHO PORQUE TIVE MUITAS HORAS DE VOLTA DELE...agora o Happy Meal anda a dar prendas boas!!!! NÃO HÁ DIREITO....

Unknown disse...

Nao voltaram com 110 mas sim com 109, pois que um trabalho que eu fiz em França tambem ganho pernas !
Acho que nem nunca na minha vida me senti tao inutil sem poder fazer nada quanto a isto, o esforço e dedicaçao de todos, nem falo de mim, mas de todos os alunos, professores e do Douglas !!!
Mas ate acho piada ao facto de a exposiçao ser numa cantina, cujo nao tem segurança NENHUMA, estes palhaços ...
Anda a gente a trabalhar feitos escravos para no final, sermos roubados, nao me venham com merdas de que acontece porque isto so prova que o povo de Portugal, e tudo uma cambada de incultos que se acham os melhores ( nao me refiro a ninguem que comento este post, porque sao pessoas na mesma situaçao que eu ), o pessoal da camara havia de ter vergonha na cara por nos darem o espaço que deram, as condiçoes que deram inclusive a segurança, e que pelo que vejo, os alunos de 10º ano, na sua primeira exposiçao e primeiro projecto, em vez de terem o trabalho mais tarde em casa e encherem-se de orgulho, vao-se encher de tristeza, porque nao os vao ter !!!
Esta merda de gente nao tem vergonha na cara, nao percebem o que e esforço, esforço foi o que TODA a gente que participou na exposiçao teve !!! ( atençao, participar nao implica roubar )

Unknown disse...

ora boas pessoal!

Realmente mais uma vez a nossa linda, bicentenária cidade rica em tradições e em blá blá blá demonstrou mais uma vez o grande respeito e apresso pelos "artistas" desta cidade!

Realmente é deprimente assistir a uma coisa destas saber que nesta pequena cidade existem pessoas sem civismo e respeito por quem trabalha!
Acho que sim que devem continuar a plantar batatas nas rotundas é bem mais importante do que descobrir quem roubou estas esculturas não é!?


Tbm já postei esta "posta" no meu blog no caso de algum dos milhares de estrangeiros que o visitam verem as peças aqui fica o link http://pedromonteiro.wordpress.com/

áááádiós

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Então, mas?!
Exposições na cantina?!?!?!
Sinceramente não entendo o que vai na mioleira dessa gente...Atrever-me-ia a dizer que por lá predominam tripas, mas não quero ser deselegante. Penso que o sítio escolhido para a exposição representa uma enorme falta de respeito, ou não tivesse o mesmo edifício um belíssimo salão nobre.
A Sofia tem toda a razão, o talento em Pinhel é muito pouco reconhecido, diria até ignorado. Interessa é aparentar viver bem. Interessa é aparentar ser inteligente e culto. Precisamos de uma revolução "COltural"
Já agora, como me sinto integrante do mesmo clube de criatividade, proponho uma espreitadela no trabalho musical dos meus camaradas. É Cultura que tentamos criar, mas cujo aproveitamento é nulo. Enfim...

Um Abraço

Sex Ianuae no Avante

Yara disse...

Ena, tio. :O